fbpx
Entre em contato conosco através do WhatsApp

Nasa Business Style - Avenida 136, número 761, Sala B45, 4 andar / Setor Sul / Goiânia - GO / CEP: 74093-250

Entre em contato (62) 3998 1100
SAIBA MAIS !

Recebe Informações Exclusivas

Informe seus Dados para esclaremos todas as suas dúvidas!

Doppler: o que é, como funciona e para que serve

Data: 29 de março de 2019 | Autor: Dr Charles Esteves
Doppler - Angiologista

A ultrassonografia com doppler é um exame bastante importante, solicitado pelo médico, para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e do fluxo de sangue de uma determinada parte do nosso corpo.

Como funciona?

Assim como uma ultrassonografia comum, o exame doppler é feito por um aparelho que emite ondas sonoras e ao atingir os tecidos do corpo retorna com um eco que é convertido em imagens.

O médico pode solicitar este exame para avaliar qualquer parte do corpo do paciente, mas os principais pedidos são:

Doppler das pernas: ele também é chamado de doppler dos membros inferiores. É solicitado para identificar varizes, tromboses, estreitamento dos vasos sanguíneos e também analisar a circulação sanguínea do paciente.

Doppler fetal: solicitado durante a gravidez para avaliar se o fluxo sanguíneo entre o cordão umbilical e a placenta está ocorrendo de forma adequada.

Doppler da tireóide: geralmente solicitado pelo endocrinologista, serve para avaliar as características dos vasos sanguíneos da tireóide.

Doppler das carótidas: é indicado especialmente para aqueles pacientes com algum risco de AVC ou para identificar as possíveis causas naqueles que já sofreram o AVC.

Doppler das artérias renais: é um exame solicitado por um nefrologista e serve para verificar qualquer alteração nos rins.

Doppler da aorta: indicado para avaliar dilatações ou aneurisma.

Para que serve?

Com o doppler é possível observar imagens dinâmicas, e em tempo real. É um exame que não apresenta efeitos colaterais, e contribui para o diagnóstico das mais diversas doenças. De forma geral ele é solicitado para:

Avaliar o funcionamento do fluxo sanguíneo de veias e artérias do corpo;
Detectar possíveis casos de tromboses;
Diagnosticar e avaliar veias varicosas;
Identificar possíveis aneurismas ou dilatações nos vasos sanguíneos;
Identificar estreitamentos ou oclusões das veias e artérias.

Qual o preparo necessário?

O Doppler é um exame simples e indolor. Ele dura de 30 a 60 minutos, tem grande precisão e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias para o acompanhamento do quadro de saúde do paciente. De um modo geral é um procedimento que não necessita jejum, exceto nos casos em que for realizado na região abdominal.

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ?
CADASTRE-SE
Traçar rota