Entre em contato conosco através do WhatsApp

Nasa Business Style - Avenida 136, número 761, Sala B45, 4 andar / Setor Sul / Goiânia - GO / CEP: 74093-250

Entre em contato (62) 3998 1100
SAIBA MAIS !

Recebe Informações Exclusivas

Informe seus Dados para esclaremos todas as suas dúvidas!

Varizes na gravidez: o que fazer?

Data: 3 de abril de 2019 | Autor: Dr Charles Esteves

Elas podem surgir ou piorar durante a gravidez. Isso acontece, pois o útero em crescimento pressiona as veias pélvicas e a veia chamada cava inferior que irriga tanto os membros inferiores quanto a maioria dos órgãos pélvicos e abdominais. O aumento da pressão sanguínea, a elevação dos níveis de progesterona e o histórico familiar da paciente podem provocar o aparecimento das varizes na gravidez. Em muitos elas causam dores, inchaço e muito desconforto.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

  • Dores nas pernas e virilhas;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Inchaços frequentes nas pernas ao final do dia.

Caso a gestante perceba inchaços frequentes nas pernas, vermelhidão e aumento da temperatura no local, ela deve procurar por um médico angiologista para realizar o diagnóstico do problema e indicar o melhor tratamento.

Precauções

Não há um remédio indicado para prevenir o surgimento de varizes na gravidez. Mas, é possível tomar alguns cuidados para diminuir o desconforto ao longo desse período. A mulher deve se preocupar com a alimentação e evitar o sobrepeso. Afinal de contas, quanto mais peso maior a sobrecarga sobre os membros inferiores.

O ideal é manter uma dieta equilibrada, uma alimentação saudável e a prática constante de atividades físicas. Os exercícios físicos auxiliam na circulação de sangue e traz inúmeros benefícios tanto para a gestante quanto para o bebê.

As meias de compressão também auxiliam na circulação sanguínea. Mas, devem ser prescritas por um médico. Isso porque elas possuem vários modelos, tamanhos e compressões e realizar a compra por conta própria pode prejudicar a sua saúde.

Tratamento

De um modo geral, as varizes adquiridas durante a gravidez desaparecem alguns meses após a gestação. Mas, caso os danos permaneçam é possível procurar um tratamento. É importante destacar que tanto as gestantes quanto as lactantes não podem se submeter a qualquer tratamento anti varizes. Pois, essa é uma fase em que o corpo sofrerá várias mudanças hormonais.

Se você tem interesse em saber mais ou tirar dúvidas sobre esse assunto, agende uma consulta e fale com um dos nossos especialistas.

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ?
CADASTRE-SE
Traçar rota