As varizes pélvicas (no baixo ventre) acometem mulheres após os 30 anos e podem estar associadas às varizes das pernas. São varizes internas na bacia e estão relacionadas com os hormônios femininos e às gestações que dilatam as veias ovarianas e uterinas, principalmente em mulheres que já tiveram duas ou mais gestações, têm ovário policístico ou disfunções hormonais.
Seus principais sintomas são: dor abdominal no baixo ventre, sensação de peso, dor durante relação sexual, podendo em alguns casos aumentar o fluxo menstrual, sendo confundidas com doenças ginecológicas. Podem levar a mulher à frigidez e depressão e muitas vezes levam à separação do casal. As varizes pélvicas podem ser descobertas por acaso, durante uma ultrassonografia de rotina ou uma cirurgia abdominal.
O tratamento não é cirúrgico. É realizado pelo médico vascular através de um processo chamado Embolização. As veias doentes são cateterizadas e em seguida obstruídas com um material chamado de micromolas de liberação controlada juntamente com aplicação de microespuma densa.
Normalmente as pacientes sentem um alívio imediato dos sintomas após a embolização e não há necessidade de repouso.
Os homens são raramente afetados.