fbpx
Entre em contato conosco através do WhatsApp

Nasa Business Style - Avenida 136, número 761, Sala B45, 4 andar / Setor Sul / Goiânia - GO / CEP: 74093-250

Entre em contato (62) 3998 1100
SAIBA MAIS !

Recebe Informações Exclusivas

Informe seus Dados para esclaremos todas as suas dúvidas!

Veja como prevenir varizes em pessoas jovens

Data: 9 de outubro de 2019 | Autor: Dr Charles Esteves

As varizes são mais comuns em pessoas mais velhas devido aos acontecimentos naturais do próprio organismo. Mas, as varizes em pessoas jovens é um problema que vêm surgindo cada vez mais cedo. 

Nas mulheres elas podem surgir devido à herança genética, ou pela combinação de outros fatores como o uso precoce de anticoncepcionais, por exemplo. Isso porque os anticoncepcionais contém hormônios como estrógeno e progesterona que são maléficos para o sistema venoso.

Mas, para ambos os sexos além da oscilação hormonal fatores como sedentarismo e obesidade também influenciam e até favorecem os mais jovens a desenvolver esse tipo de problema. 

O surgimento precoce das varizes em pessoas jovens também possui relação direta com a alimentação. Pois, nessa fase há um consumo excessivo de doces, refrigerantes e fast-foods que acabam prejudicando a circulação e consequentemente favorecendo o aparecimento das varizes.

Sem os cuidados adequados as varizes também podem atingir níveis mais avançados e profundos, por isso é importante observar qualquer tipo de alteração que apareça nas pernas e que vierem acompanhadas dos sintomas como dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas, além de queimação, inchaço e até manchas escuras ao redor do tornozelo. 

Ao identificar esses sintomas o jovem deve procurar um médico angiologista para realizar uma avaliação e diagnosticar a presença de vasos doentes. Quando mais cedo isso acontecer, mais fácil e rápido será o tratamento.

Alguns cuidados básicos podem evitar ou retardar o surgimento das varizes, como:

  • Evitar o uso de roupas muito apertadas;
  • Usar sapatos confortáveis;
  • Evitar passar períodos muito longos na mesma posição;
  • Fazer o repouso correto das pernas colocando-as para cima sempre que possível;
  • Praticar exercícios físicos regulares em especial aqueles que ajudam a ativar a musculatura da panturrilha.

As varizes em pessoas jovens dificilmente causarão problemas mais graves, mas essas complicações podem aparecer mais adiante, na fase adulta. Por isso, é melhor não correr riscos e buscar tratamento assim que observar os primeiros sinais.

QUER FICAR SEMPRE INFORMADO ?
CADASTRE-SE
Traçar rota