As varizes são veias dilatadas que na maioria das vezes aparecem nas pernas ou pés. Para algumas pessoas elas são apenas uma preocupação estética, já para outras elas podem causar um grande desconforto e desencadear doenças mais graves.
Fatores de risco para varizes
Qualquer veia pode apresentar varizes, e geralmente elas surgem na parte superficial da pele. As causas são diversas, mas os principais fatores de risco são:
- O hormônio progesterona, principalmente nas pessoas do sexo feminino, pois ele provoca a dilatação das veias favorecendo o aparecimento das varizes;
- A idade, pois com o envelhecimento as veias tendem a ficar mais doentes;
- Histórico familiar, pois a genética facilita o aparecimento de varizes;
- A obesidade, pois quanto mais pesado o corpo maior a pressão que ele vai exercer sobre as veias;
- O tabagismo, pois o cigarro agride a parede dos vasos sanguíneos facilitando o aparecimento de doenças;
- A gravidez, pois há aumento dos hormônios e maior volume de sangue circulando o que provoca maior compressão das veias;
- Permanecer longos períodos em pé ou sentado.
Sintomas
Normalmente as varizes inflamadas não apresentam sintomas. O maior incômodo é o estético, pois como elas surgem na parte superficial da pele acabam se tornando mais aparentes.
Mas, alguns paciente podem relatar os sintomas a seguir:
- Dor, ardor, ou uma grande sensação de peso nas pernas;
- Inchaços frequentes nos pés e tornozelos;
- Coceira intensa ou alteração de cor da pele localizada próxima a veia varicosa.
Tratamentos
Somente um especialista como o angiologista ou cirurgião vascular é capaz de diagnosticar e indicar o melhor tratamento para as varizes inflamadas. O diagnóstico correto verifica o funcionamento das veias e observa quais necessitam de tratamento.
No tratamento são indicados medicamentos, meias de compressão e a adoção de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e evitar ficar por longos períodos em pé ou sentado.
Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, agende uma consulta e fale com um dos nossos especialistas.