A tecnologia tem contribuído bastante para a medicina em geral. E, com a evolução tecnológica a cirurgia a laser passou a ser um tratamento clínico eficaz indicado para o tratamento de varizes.
A cirurgia a laser para o tratamento de varizes é bastante conhecida tanto pelos angiologistas como pelos cirurgiões vasculares. A sua prescrição pode variar de acordo com a avaliação do paciente, mas de uma forma geral o laser apresenta uma recuperação mais rápida em comparação ao método convencional.
Na cirurgia convencional é realizada uma incisão na virilha do paciente para acessar a veia safena e chegar até o local que necessita do tratamento. Já na cirurgia a laser o médico aplica a luz do laser diretamente sob o vaso, essa luz provoca calor e começa a eliminar lentamente o vaso até que ele desapareça.
É um tratamento menos agressivo e que não envolve cortes. Para os pequenos vasos esse é um procedimento indolor, e como vantagem não provoca sangramento e manchas roxas no local que foi realizado o tratamento. Para os vasos maiores pode ser indicado o laser associado a uma espuma densa.
As sessões são realizadas mensalmente e a única contraindicação é evitar o bronzeamento da pele. A desvantagem é que a maioria dos planos de saúde ainda não realizam a cobertura desse tipo de procedimento.
E, claro como qualquer outro procedimento cirúrgico existem as contraindicações e o paciente pode sentir indisposição, febre, inchaço e apresentar lesões na pele. O pós operatório dura em média dois dias, e após avaliação médica o paciente pode retornar com as suas atividades rotineiras.
Para evitar o aparecimento de novas varizes o paciente deve adotar hábitos saudáveis, ter o controle do seu peso e praticar atividades físicas regularmente. O acompanhamento com um angiologista também é imprescindível.
Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe as suas dúvidas nos comentários!