As varizes não ganham destaque apenas no verão. Mas, devido ao calor, a exposição de sol em excesso, a sauna e os banhos quentes as veias aumentam sua dilatação e dificultam o transporte de sangue pelo corpo.
Por isso as varizes têm muito mais chances de aparecer e se desenvolver no verão, principalmente nas mulheres. Com a dilatação das veias há um aumento da retenção de líquidos e um aumento da pressão arterial o que acaba provocando coceiras, inchaços, dores e ardências, além de claro, o desconforto estético.
Para não sofrer com as varizes no verão e evitar qualquer tipo de chateação durante essa época do ano, confira algumas dicas importantes:
- Opte por usar roupas mais frescas;
- Aplique protetor solar com fator de proteção adequado;
- Sempre que possível refresque as pernas e os pés na água;
- Faça exercícios físicos para melhorar a circulação;
- Evite ficar longos períodos de exposição ao sol;
- Dê preferência a uma alimentação mais leve e fresca;
- Não depile com cera quente;
- Use as meias de compressão;
- Use salto com moderação;
- Ao final do dia coloque as pernas para o alto e fique um tempo de repouso.
Não existem milagres, mas essas dicas podem te ajudar a não sofrer com as varizes no verão. Para quem já convive com as varizes, e já sentem dores e incômodo estético a recomendação é iniciar o tratamento antes da chegada do verão. Dessa forma os hematomas que podem surgir após os tratamentos desaparecerão aos poucos sem riscos de deixar manchas na pele.
Mas, é importante ressaltar que tanto os medicamentos quanto as cirurgias são casos que devem ser avaliados individualmente por um médico angiologista ou cirurgião vascular. Somente ele é capaz de indicar o tratamento correto evitando assim problemas mais sérios no futuro.
Quer saber mais sobre o tratamento de varizes? Agende agora mesmo uma consulta!