Você sabia que as varizes atingem cerca de 38% da população brasileira? Pois é, estes dados são da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). E dentre os fatores de risco para a doença está a predisposição familiar, a idade e a obesidade.
Além da parte estética que costuma incomodar, quem tem varizes está sujeito a desenvolver: dores, cansaço, inchaço, sensação de peso nas pernas, entre outros sintomas.
Para quem tem casos da doença na família, a prevenção costuma ser ainda mais importante. Para isso, existem alguns hábitos que podem ser tomados para evitar o surgimento de novas varizes. São eles:
- Evitar fumar;
- Evitar roupas apertadas;
- Evitar permanecer muito tempo em pé ou sentado;
- Manter uma alimentação mais saudável;
- Optar por calçados mais confortáveis;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Reduzir o uso de medicamentos que podem contribuir para o surgimento das varizes (Ex: anticoncepcional);
- Se hidratar com frequência;
- Utilizar meias elásticas de compressão.
A importância de tratar as varizes
O tratamento ainda é a melhor forma de prevenção da doença. Grande parte das varizes tem origem genética e especialmente nesses casos, pode ser que no futuro algumas veias que antes eram saudáveis, fiquem doentes.
Portanto, é extremamente importante tratar as varizes já existentes, evitando que evoluam para alguma outra doença/complicação ou até mesmo desencadeia a formação de outras a partir delas.
Em alguns casos, as veias doentes podem evoluir para trombose venosa, úlcera ou até mesmo manchas nas pernas.
Atualmente existem vários tipos de tratamentos para as varizes, microvarizes e vasinhos, que podem ser feitos causando um mínimo impacto na rotina dos pacientes.
Ou seja, são procedimentos feitos sem cortes, nem internação que dispensam a necessidade de repouso.
Vale lembrar que cada caso precisa ser avaliado por um cirurgião vascular especialista na área. O Dr. Charles Esteves possui mais de 27 anos de experiência consolidada.
As varizes te incomodam? Clique aqui e agende uma avaliação personalizada na Clínica Charles Esteves.