Sabia que você – que acabou de começar seu tratamento para varizes e vasinhos – precisa tomar muito cuidado com o sol?
Isso acontece porque a melanina, responsável por proteger a pele de agressões e pequenos traumas, é “ativada” quando pegamos sol ou nos bronzeamos, para defender a pele das pequenas agressões da luz solar.
Contudo, quando fazemos um tratamento para varizes, a pele também sofre micro agressões e, ao pegar sol, ficamos mais suscetíveis às manchas de melanina. Ou seja, quando nos bronzeamos antes ou depois do procedimento, a derme fica duplamente exposta à ação da melanina e de maneira pouco uniforme, causando as manchas.
Mas se você ainda não começou o seu tratamento, também precisa ficar muito atento no verão porque é comum que o quadro de doença venosa e seus sintomas piorem durante esse período.
Entenda a relação entre o calor e as varizes
Durante as estações mais quentes, os sintomas das varizes tendem a piorar por causa das temperaturas elevadas, que contribuem para a dilatação dos vasos, causando mais desconforto e inchaço no paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), durante o verão há um aumento de cerca de 30% nas queixas dos sintomas de varizes.
Existem algumas medidas que você pode tomar para diminuir esses sintomas, como atividades físicas de baixo impacto, movimentar-se após muito tempo parado, elevar os membros, evitar fumar, comer saudavelmente… Tudo isso pode te ajudar a aliviar os sintomas das varizes e passar por esse período com mais conforto.
Porém, é importante ressaltar que essas são medidas paliativas e, infelizmente, a doença venosa não desaparece com o tempo, pelo contrário, tende a piorar. Somente um tratamento específico para o seu caso pode desaparecer com as suas varizes.
É possível tratar as varizes durante o verão?
O verão é uma das estações do ano mais aguardadas pelo brasileiro e é normal que as pessoas queiram se sentir mais bonitas durante essa época. Contudo, é preciso certo rigor da parte do paciente para que o tratamento seja bem-sucedido durante essa época do ano.
Após tirar todas as suas dúvidas com o seu cirurgião vascular de confiança, é necessário tomar alguns cuidados antes do procedimento. Comece a praticar exercícios físicos de baixo impacto, como caminhadas e natação, evite o uso de roupas apertadas e minimize a exposição solar ao máximo por pelo menos duas semanas antes do procedimento. Se bronzear? Não pode!
Quanto aos tratamentos, existem vários tipos e podemos, juntos, decidir qual é o procedimento ideal para o seu caso. Conheça os tratamentos mais comuns:
- Laserterapia;
- Escleroterapia com espuma;
- Escleroterapia líquida – a Escleroterapia Ampliada;
- Cirurgia.
Você não precisa conviver com o desconforto causado pelas varizes. Agende uma consulta e dê início ao seu tratamento.
Para agendar no Instituto Charles Esteves, basta clicar aqui.