Exercícios físicos são muito importantes para a nossa saúde, mas para quem sofre com varizes e vasinhos, eles são indispensáveis. Fazer uma caminhada algumas vezes por semana e colocar o seu corpo em movimento ajuda muito a evitar o sedentarismo e a piora do quadro de doença venosa.
Além disso, algumas atividades físicas podem melhorar consideravelmente a circulação sanguínea, consequentemente melhorando sintomas como dores e inchaços, causados pelas varizes.
Mas é preciso ter cautela. Alguns exercícios geram muito impacto e podem acabar desencadeando dores em pacientes com varizes e até mesmo gerando o aparecimento de novas veias doentes.
O ideal é sempre conversar com o seu angiologista para saber quais atividades são mais recomendadas para você. Contar com a orientação de um profissional formado em educação física também pode ajudar bastante.
Contudo, de modo geral, existem algumas atividades que são seguras para todos os pacientes e podem ser realizadas sem restrições, exceto em casos de recuperação após alguma cirurgia.
Vamos conhecê-las?
- Caminhada
- Natação
- Hidroginástica
- Ciclismo
- Dança
- Yoga
- Pilates
Apesar de esses serem os exercícios mais recomendados devido ao baixo impacto gerado, não necessariamente outras atividades físicas estão proibidas. Musculação e crossfit são dois bons exemplos de exercícios de fortalecimento muscular muito benéficos para o corpo.
No caso da musculação, o tamanho da carga pode estar relacionado ao aparecimento de novos vasinhos e telangiectasias, portanto é bom ter cuidado e não exagerar. Um personal trainer especializado poderá te auxiliar a determinar qual o melhor treino para você.
Um detalhe importante é observar o seu equipamento de treino. Um bom tênis, com solado adequado, pode ajudar a absorver o impacto. De maneira contrária, um calçado não adequado pode aumentar o efeito nos pés e nas pernas, provocando dores.
Quem acabou de fazer um tratamento para varizes deve tomar cuidado com as atividades praticadas durante o tempo de recuperação. Apesar disso, é fundamental para o tratamento que o paciente se mantenha em movimento, ajudando a circulação sanguínea a trabalhar corretamente e evitando o aparecimento de problemas como trombose. Nesse caso, a caminhada durante alguns minutos por dia é a atividade física mais recomendada e pode ajudar a aliviar muitos sintomas no pós operatório.
É preciso conversar com o seu angiologista, para que ele possa estudar seu caso de perto e determinar quais atividades você pode ou não fazer.
Lembre-se que o mais importante é manter-se em movimento. O seu corpo e a sua saúde agradecem!