A doença venosa atinge os pacientes de diferentes maneiras e nem sempre uma pessoa apresentará os mesmos sintomas que outra. É por isso que é muito importante estar atento a qualquer alteração na nossa saúde e buscar ajuda médica especializada. Assim, garantimos um tratamento precoce, minimizando desconfortos e a perca de qualidade de vida do paciente.
Embora sejam o tipo mais comum, nem todas as varizes são visíveis. Existe o que chamamos de varizes internas, veias varicosas localizadas em partes mais “profundas” dos membros inferiores, o que faz que elas não sejam visíveis e, por isso mesmo, costumam ser negligenciadas.
Essas veias fazem parte do que chamamos de sistema venoso profundo e são responsáveis pela maior parte do retorno venoso, ou seja, retorno do sangue nas veias. Quando esse sistema é comprometido, ocorre a diminuição do fluxo sanguíneo, e até mesmo transportando o sangue no sentido errado, gerando uma série de problemas e desconfortos.
Se você sente inchaço e sensação de peso nas pernas, dores nos membros inferiores, queimação e coceira na região, além de desconfortos após passar muito tempo sentado, cuidado! Esses são sinais de que você pode ter desenvolvido a doença venosa, mesmo que ela não esteja visível.
Nesse caso, é importante que procure um angiologista ou cirurgião vascular. Muitas vezes, as varizes internas podem até gerar consequências mais graves que as varizes visíveis, por isso é preciso buscar auxílio médico e fazer exames, para não prejudicar a sua saúde.
Dentre as possíveis complicações relacionadas à negligência de tratamento dessas varizes estão:
- Sangramentos: causados pelo estouro de veias próximas da pele
- Coágulos de sangue: também chamados de tromboflebite, ocorre devido ao aumento das veias profundas, localizadas nas pernas.
- Úlceras varicosas: feridas dolorosas, geralmente localizadas próximas aos tornozelos.
Você não precisa passar por nenhuma dessas complicações desagradáveis.
É sempre melhor tratar um problema de saúde precocemente do que lidar com os sintomas e as consequências.
Se você se identificou com alguns dos sintomas descritos acima ou percebeu que há algo de errado com o seu organismo, procure um médico. Não vale a pena colocar a nossa saúde em risco.