Quando pensamos em varizes, é normal associá-las a mulheres mais velhas, mas a doença venosa é um problema que atinge ambos os sexos, em todas as idades. Crianças e adolescentes também podem desenvolvê-las e, por isso, é importante estar atento aos primeiros sinais desse problema de saúde para evitar complicações no futuro.
Ainda que sejam mais raras em pessoas com menos de 20 anos, as varizes podem, sim, aparecer em adolescentes, sobretudo meninas, por conta das alterações hormonais e pelo histórico familiar.
Em muitos casos, por conta do ciclo menstrual irregular, algumas meninas nessa idade começam a tomar anticoncepcionais orais de estrógeno e progesterona, hormônios que podem prejudicar o sistema circulatório e favorecer o aparecimento de varizes e vasinhos.
Geralmente as varizes são visíveis, o que nos ajuda a identificá-las logo no começo, quando são apenas vasinhos. Isso pode facilitar o tratamento, se iniciado ainda nessa fase precoce.
Contudo, se as varizes e os vasinhos não forem visíveis, existem alguns sintomas que podem indicar problemas de circulação e início da doença venosa.
São eles:
- Inchaço nos membros inferiores
- Sensação de “peso” nas pernas
- Desconforto após ficar muito tempo em pé
- Dores nas pernas
- Câimbras
- Formigamento nos membros inferiores
Quando a paciente ainda é adolescente e já apresenta sintomas da doença venosa, geralmente esperamos o fim da puberdade da paciente para dar início ao tratamento.
Se você está experimentando um ou mais desses sintomas, não importa sua idade ou gênero, procure um angiologista e investigue a causa. Quando antes a doença venosa começar a ser tratada, melhores são as chances de não sofrer mais com esses sintomas desconfortáveis e evitar complicações no futuro.