Começa com um vasinho, bem pequeno, em uma das pernas. Você não dá muita importância. Um dia percebe que os vasinhos aumentaram e há uma ou duas varizes, pequenas, escondidas. Com o passar do tempo, você começa sentir dores quando fica muitas horas sentado ou em pé e precisa colocar as pernas para cima de vez em quando. Os anos passam e você vê cada vez mais varizes nas suas pernas, que chamam a atenção, e começa a sofrer com dores e inchaços constantes.
Parece uma história familiar?
Essa é a realidade da maioria dos pacientes, que, por vários motivos, não tratam a doença venosa logo no início e sofrem com seus sintomas e agravamentos.
As varizes não são o tipo de problema que desaparece com o tempo, pelo contrário, costumam piorar com o passar dos anos, principalmente se o paciente não mantém hábitos saudáveis. Aliás, a nossa circulação sanguínea tende a piorar com a idade, influenciando no agravamento do problema.
É normal que haja a piora das varizes com o passar do tempo, já que perdemos elasticidade e firmeza da pele e massa muscular, deixando as veias doentes ainda mais aparentes.
Assim que você observar o surgimento de algum vasinho nas pernas, é hora de buscar tratamento. Geralmente, na mulher, entre 14 e 15 anos aparecem os primeiros vasinhos e sinais da insuficiência venosa.
Cuidar da doença na fase inicial e tratá-la precocemente ajuda a evitar o desenvolvimento das varizes, principalmente quando falamos de um paciente com histórico de doença venosa na família. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor.
Quanto mais tempo você espera para tratar suas veias doentes, mais sujeito você fica às complicações envolvendo a doença venosa. Além de diminuir sua qualidade de vida, as varizes podem acarretar outros problemas mais graves, como a trombose venosa profunda e as úlceras venosas.
E quanto mais avançado um caso está, mais complicado pode ser o seu tratamento.
Procure um angiologista e comece o seu tratamento assim que possível. Uma vida com muito mais saúde, autoestima e bem-estar está à sua espera.