As varizes são veias danificadas, dilatadas e deformadas que aparecem ao longo das pernas e pés. O seu surgimento é provocado pelo aumento da pressão nas veias da parte inferior do nosso corpo.
Embora seja mais frequente nas pernas, elas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Geralmente apresentam-se na cor azulada ou arroxeada, tanto nas mulheres quanto nos homens. E, ocasionalmente podem provocar dores e inchaços.
Quais são as causas?
Seguindo um processo natural de envelhecimento as veias diminuem sua elasticidade, e as válvulas venosas começam a perder sua eficiência. Como resultado, o sangue tende a diminuir a circulação e até mesmo refluir dentro das veias provocando a sua dilatação.
Além da predisposição genética alguns fatores podem contribuir para o aparecimento de varizes:
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Permanecer na mesma posição por várias horas consecutivas, seja em pé ou sentado;
- Idade superior a 40 anos;
- Mulheres que estejam passando pela menopausa;
- Mulheres que utilizam pílulas anticoncepcionais;
- Exposição exagerada ao sol;
- Mulheres grávidas.
Quais são os sintomas mais comuns?
De uma forma geral as varizes chegam devagar, e no início não provocam grandes sintomas. Mas, alguns podem ser observados:
- Sensação de queimação na parte inferior do corpo;
- Inchaço nos pés e tornozelos;
- Coceira nos locais onde os vasos estão dilatados;
- Sensação de fadiga e peso nas pernas;
- Formigamentos frequentes na parte inferior do corpo.
As varizes também podem contribuir para o surgimento de flebite, por isso é importante observar os sintomas citados, e suas características.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser realizado utilizando um Fleboscópio e também o Doopler colorido. Esses dois aparelhos conseguem detectar profundidade e calibre dos vasos doentes, auxiliando o médico na indicação do melhor tratamento.
Função do Fleboscópio
Possibilita a visualização dos vasos subcutâneos, facilitando a localização das microvarizes e varizes de difícil visualização.
Função do Doppler colorido
É a forma mais precisa de avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e os fluxos de sangue em determinados órgãos ou regiões do corpo. O aparelho consegue identificar as veias superficiais e profundas avaliando insuficiência venosa ou arterial, também chamada de má circulação.
Como é o tratamento das varizes?
Em casos mais simples é possível melhorar a circulação sanguínea adotando hábitos de vida mais saudáveis, porém em casos mais complexos existem dois tipos de tratamento:
- Escleroterapia: aplicação de substâncias ou laser diretamente no local em que se encontra as varizes para remoção ou alívio dos sintomas;
- Intervenção cirúrgica: para casos em que o paciente sente muitas dores, coceiras, e inchaços que comprometem os movimentos dos seus membros inferiores.
A indicação do procedimento mais adequado é realizada juntamente com o angiologista ou cirurgião vascular que irá analisar o caso do paciente, além do tamanho e sintomas associados.
Com o tratamento adequado as varizes podem reduzir e até desaparecer. Mas, é importante destacar que caso o paciente não procure ajuda médica, elas podem provocar sérias complicações.
Independente do tratamento que o paciente adotar, é recomendável caminhar diariamente para estimular a circulação de sangue e o aparecimento de novos vasos sanguíneos saudáveis.
Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe as suas dúvidas nos comentários!