Você, que sofre com as varizes e os sintomas da insuficiência venosa, provavelmente já se informou alguma vez sobre como funcionam os tratamentos para varizes e em quanto tempo é possível se livrar delas permanentemente. A resposta mais justa para esse questionamento é: depende.
Para entender melhor sobre como funcionam os tratamentos para varizes, primeiro é preciso saber porque elas surgem e se elas pioram ao longo dos anos.
A explicação técnica para as varizes é que são veias deformadas e dilatadas que atingem, principalmente, os membros inferiores do nosso corpo. Isso acontece porque existe uma degeneração da parede e uma falha nas válvulas dos vasos sanguíneos, prejudicando o fluxo correto de sangue nessas regiões.
Porque as varizes surgem?
Muitos podem ser os fatores que levam a esse aparecimento, mas os principais estão ligados ao fator genético e ao envelhecimento natural. Também, é mais comum que as varizes acometam as mulheres e, no período gestacional, é possível que haja uma piora desse quadro. É importante ficar atento à evolução das suas varizes e procurar um médico angiologista para saber como está a sua circulação sanguínea e se não existe nenhum problema mais sério envolvido.
Contudo, existem outros fatores além da genética que podem influenciar no surgimento e na piora das varizes e dos vasinhos. Uma alimentação rica em gorduras e açúcares, tabagismo, ausência de prática regular de exercícios físicos, obesidade e descontrole hormonal são algumas das razões que podem estar por trás do aparecimento da doença venosa. Portanto, se você quer evitar a piora dos sintomas relacionados às varizes, é importante viver uma vida mais saudável, com o acompanhamento de profissionais qualificados.
Ao falarmos do tratamento de varizes estamos falando de muito mais do que uma preocupação meramente estética. As varizes, quando não tratadas, podem prejudicar seriamente a qualidade de vida dos pacientes.
É preciso fazer cirurgia?
Nem todo caso de varizes, microvarizes e vasinhos precisa ser tratado cirurgicamente. Na maioria dos casos é possível fazer procedimentos minimamente invasivos que irão ajudar na diminuição e no desaparecimento das veias doentes, dispensando a necessidade de internação ou repouso.
Ao dar início ao tratamento, o seu cirurgião vascular irá solicitar uma série de exames para determinar o seu estado geral de saúde e investigar a atual situação das suas veias e vasinhos doentes, analisando qual a melhor forma de tratá-los.
O seu organismo decidirá quantas sessões serão necessárias para concluir o tratamento com a segurança de que essas varizes não retornarão tão cedo.
Por isso é tão importante entender que cada caso é um caso e é acompanhando o desenvolvimento do seu tratamento que o angiologista/cirurgião vascular poderá recomendar um determinado número de sessões. Afinal, começar um tratamento e interrompê-lo antes da hora servirá apenas para frustrar o paciente e fazê-lo perder as esperanças de tratar suas varizes.
Agende uma consulta e vamos conversar para entendermos melhor o seu caso. Juntos, iremos encontrar a melhor solução para você cuidar da sua saúde.