Saiba quais são as profissões que mais sofrem com as varizes!
As varizes surgem devido a diversos fatores que podem estar ligados a idade, a hereditariedade, e também por motivos cotidianos como estresse, má alimentação e sedentarismo. Mas, você sabia que algumas profissões têm mais chances de provocar o desenvolvimento de varizes?
Trabalhar muito tempo sentada, por exemplo, pode atrapalhar a circulação sanguínea e linfática. Essa postura favorece problemas como inchaços nas pernas e pés, além de dores e surgimento de varizes.
Para as profissionais que permanecem muito tempo sentadas, como:
- Advogadas;
- Caixas de supermercado ou banco;
- Consultoras de moda;
- Manicures;
- Secretárias.
É indicado movimentar os membros inferiores a cada hora trabalhada. Evite também manter as pernas cruzadas enquanto permanecer sentada, a melhor posição é deixá-las levemente afastadas e os pés apoiados no chão. Caso prefira utilize um apoio para os pés, pois ele traz mais conforto reduzindo riscos de trombose e outros problemas de circulação.
O mesmo acontece com as profissionais que trabalham por longos períodos em pé, como:
- Atendentes e balconistas;
- Chefs e auxiliares de cozinha;
- Cabeleireiras;
- Médicas;
- Professoras;
- Vendedoras.
Nesses casos, a orientação é alternar o peso do corpo entre uma perna e outra, e sempre tentar deixar um pé na frente do outro ao invés de deixá-los alinhados. Aproveite também os momentos de pausa para sentar, e se possível colocar as pernas para cima, a fim de, melhorar a circulação.
Movimentar o corpo durante a rotina diária, principalmente os membros inferiores, promovem oxigenação no organismo e auxiliam na circulação e no retorno de sangue para o coração. Quando impedimos o sangue de circular, ele tende a se acumular nas veias, o que acaba prejudicando as válvulas que existem dentro dos vasos e que controlam a sua passagem. Esse acúmulo de sangue e a pressão exercida nas paredes dos vasos causam dores, sensações de inchaço e provocam o aparecimento das tão temidas varizes.