As varizes podem aparecer nas mais diversas formas. Algumas são minúsculas linhas avermelhadas, outras apresentam uma cor azulada e há ainda aquelas que possuem uma espessura mais grossa e vem acompanhada por nódulos que saltam da pele.
Existem três tipos de varizes e cada uma delas exige um tratamento diferente. Somente um médico especializado é capaz de realizar uma análise mais aprofundada e indicar o melhor tratamento. Quer saber quais são? vamos lá!
Tipo 01 ou IVIPE – Insuficiência venosa de importância predominantemente estética
São as pequenas veias com espessura de um fio de cabelo ou pouco maior. Geralmente elas surgem na cor avermelhada ou azulada e frequentemente aparecem em regiões como as coxas, as pernas, os glúteos e até mesmo nas costas.
Essas varizes são consideradas como predominantemente estética, pois geralmente o paciente não relata qualquer sintoma além da aparência. E, embora seja um problema de saúde ela não oferece riscos imediatos.
Tipo 02 ou IVIFE – Insuficiência venosa funcional e estética
As varizes de tipo 02 contém veias de médio e grande calibre, e podem desencadear tanto um problema de saúde quanto um problema estético. Nessa situação o paciente necessita de um tratamento rápido para que não haja futuras complicações.
Tipo 03 ou IVFA – Insuficiência venosa funcional assintomática
Compreendem todas as situações que não envolvem a questão estética. Nas varizes tipo 03 o paciente está preocupado com a doença, pois ela pode resultar em mais complicações de saúde. O tratamento é cirúrgico e um pouco mais complicado, porém se realizado de forma adequada pode apresentar bons resultados.
Tipo 04 ou IVFS – Insuficiência venosa funcional sintomática
Esse é um dos tipos de varizes em que o paciente já possui o problema por algum tempo e não foi realizado nenhum tipo de tratamento. O tratamento também é cirúrgico, pois as varizes apresentam complicações.
Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe as suas dúvidas nos comentários!