Elas podem surgir ou piorar durante a gravidez. Isso acontece, pois o útero em crescimento pressiona as veias pélvicas e a veia chamada cava inferior que irriga tanto os membros inferiores quanto a maioria dos órgãos pélvicos e abdominais. O aumento da pressão sanguínea, a elevação dos níveis de progesterona e o histórico familiar da paciente podem provocar o aparecimento das varizes na gravidez. Em muitos elas causam dores, inchaço e muito desconforto.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são:
- Dores nas pernas e virilhas;
- Sensação de peso nas pernas;
- Inchaços frequentes nas pernas ao final do dia.
Caso a gestante perceba inchaços frequentes nas pernas, vermelhidão e aumento da temperatura no local, ela deve procurar por um médico angiologista para realizar o diagnóstico do problema e indicar o melhor tratamento.
Precauções
Não há um remédio indicado para prevenir o surgimento de varizes na gravidez. Mas, é possível tomar alguns cuidados para diminuir o desconforto ao longo desse período. A mulher deve se preocupar com a alimentação e evitar o sobrepeso. Afinal de contas, quanto mais peso maior a sobrecarga sobre os membros inferiores.
O ideal é manter uma dieta equilibrada, uma alimentação saudável e a prática constante de atividades físicas. Os exercícios físicos auxiliam na circulação de sangue e traz inúmeros benefícios tanto para a gestante quanto para o bebê.
As meias de compressão também auxiliam na circulação sanguínea. Mas, devem ser prescritas por um médico. Isso porque elas possuem vários modelos, tamanhos e compressões e realizar a compra por conta própria pode prejudicar a sua saúde.
Tratamento
De um modo geral, as varizes adquiridas durante a gravidez desaparecem alguns meses após a gestação. Mas, caso os danos permaneçam é possível procurar um tratamento. É importante destacar que tanto as gestantes quanto as lactantes não podem se submeter a qualquer tratamento anti varizes. Pois, essa é uma fase em que o corpo sofrerá várias mudanças hormonais.
Se você tem interesse em saber mais ou tirar dúvidas sobre esse assunto, agende uma consulta e fale com um dos nossos especialistas.