De microvarizes até úlceras: entenda como ocorre o agravamento da doença venosa

20/07/2022

As varizes são um problema de saúde que atinge muitas pessoas e é comum que, conforme envelhecemos, principalmente no caso das mulheres, elas apareçam. Mas não é porque elas são comuns que não devem ser tratadas. Varizes são um sinal de doença venosa, ou seja, insuficiência de circulação sanguínea, o que pode trazer diversas complicações para a sua saúde.

Existem diversos motivos que levam ao aparecimento das varizes. Hereditariedade, hábitos pouco saudáveis, hormônios femininos… Tudo isso pode levar a esse surgimento ou agravamento das veias doentes.

Pode começar com um vasinho aqui e ali durante a fase da adolescência, quase imperceptível. Com os anos e devido aos fatores citados, as varizes começam a aparecer aqui e ali, muitas vezes passando despercebidas pelos pacientes, que só costumam realmente prestar atenção no problema quando veias mais grossas e arroxeadas começam a surgir.

Infelizmente, o quadro só tende a piorar com o passar do tempo. Além da questão estética, onde as veias varicosas vão se tornando cada vez mais aparentes, o paciente também passa por muitos desconfortos quando sofre com as varizes. Dores, inchaços, sensação de pernas pesadas, dificuldade para executar alguns tipos de movimentos… Tudo isso faz parte do quadro de sintomas da doença venosa. Com os anos, esse quadro vai se deteriorando cada vez mais.

Em casos extremos, a insuficiência venosa pode se desenvolver até se transformar em uma trombose, que representa um grande risco para a saúde. A trombose acontece quando existe a formação de coágulos de sangue, inflamando as paredes dos vasos sanguíneos. Esses coágulos, também chamados de trombos, podem “viajar” para outras partes do corpo, como o pulmão, causando danos seríssimos e com risco de morte, quando não tratado a tempo.

Uma outra consequência grave das veias doentes não tratadas é a úlcera varicosa, uma ferida causada pelos danos das válvulas dos vasos sanguíneos na região inferior do corpo, principalmente próximo aos tornozelos. Além de doloridas, as úlceras não cicatrizam facilmente, deixando o paciente exposto a contaminações e infecções, prejudicando seriamente sua qualidade de vida.

O que pode começar com um pequeno vasinho pode se desenvolver até se tornar um grande problema de saúde, por isso é muito importante ficar atento aos sinais de insuficiência venosa e procurar um angiologista para dar início ao tratamento adequado o mais rápido possível.

É claro que nem todos os casos vão se desenvolver dessa maneira, e algumas pessoas “apenas” terão as varizes mais comuns, mas, mesmo nestes indivíduos, é preciso entender que os sintomas ligados a doença venosa continuarão presentes durante toda a vida do paciente.

A doença venosa não desaparece naturalmente. Somente um tratamento adequado com um médico de confiança consegue eliminar as veias doentes, evitando o seu reaparecimento e proporcionando muito mais qualidade de vida para o paciente.

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades

NOTÍCIAS

leia mais publicações

Como funciona o mapeamento venoso com Cartografia Vascular?

COMPARTILHE:

Como manter a saúde vascular em dia: dicas essenciais para prevenir problemas circulatórios

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE NA NEWSLETTER

receba todas as novidades!

Flebologia Estética

SEJA MASTER!

São 25 anos atuando como Cirurgião Vascular e 10 anos pesquisando, treinando e capacitando médicos vasculares do Brasil e do mundo na área da Flebologia Estética.

Temos muita experiência, mas acima de tudo, uma paixão por ensinar, incentivar os colegas e compartilhar alegrias de vê-los crescer e prosperar.

Se sua meta inclui o melhor da Flebologia Estética aliado ao crescimento pessoal e profissional, podemos e queremos te ajudar.

Curso online e presencial

+55 (62) 3998-1100

Possui alguma dúvida? Ligue!

contato@drcharlesesteves.com

Entre em contato pelo e-mail.

Seg - Sáb, 08h às 18h.

Aos domingos estamos fechados!

Confira nosso Instagram