Existem muitas consequências para a negligência do tratamento de varizes e, infelizmente, o desconforto não é a pior delas. Além de ter que lidar com inchaços, dores e sensação de queimação, a piora da insuficiência venosa pode levar ao que chamamos de úlcera venosa.
São dolorosas feridas, geralmente localizadas na região dos tornozelos, e são de difícil cicatrização, às vezes permanecendo abertas por anos, causando muita dor e desconforto ao paciente. Provocam uma coloração escura e manchas no local.
Quando não tratada corretamente, pode infeccionar, causando, além de mais dor, presença de secreção, vermelhidão, muitas vezes aumentando de diâmetro e profundidade.
Pode surgir tanto em decorrência de algum trauma na região, como machucados, batidas e arranhões, uma coceira no local, quanto espontaneamente e sua dificuldade de cicatrização está relacionada diretamente com a doença venosa.
Isso acontece porque a dificuldade de circulação sanguínea, provocada pela insuficiência venosa, prejudica a oxigenação e a capacidade de regeneração celular da região afetada, facilitando o surgimento e permanência de machucados e feridas.
Pacientes com esse quadro normalmente já apresentavam varizes e outros sintomas de problemas de circulação há muitos anos, mas a falta de tratamento facilitou o surgimento de situações mais extremas, como a úlcera.
Na Clínica Charles Esteves, costumo tratar meus pacientes com úlceras varicosas com terapia compressiva e bioestimulação com laser, uma técnica que ativa o metabolismo e proliferação celular e também alivia a dor. Eventualmente são necessários antibióticos e até mesmo uma limpeza cirúrgica.
É sempre importante lembrar que a doença venosa, infelizmente, não desaparece sozinha e é necessário iniciar um protocolo de tratamento das varizes o quanto antes para não sofrer com as consequências desagradáveis desse problema de saúde.
Você pode evitar o agravamento do seu caso ao tratar as varizes logo no início, enquanto elas não prejudicam sua rotina e causam transtornos no seu dia a dia. Tratar precocemente é sempre a melhor opção.
Agende uma consulta na Clínica Charles Esteves e comece já o seu tratamento.