Como anda a sua saúde? Você tem se cuidado bem, fazendo exercícios regularmente e mantendo uma alimentação equilibrada?
Se a resposta para essas perguntas for não, é hora de começar a repensar alguns hábitos. Isso porque o sedentarismo e uma má alimentação são os principais responsáveis pelo sobrepeso e pela obesidade, fatores de risco para muitas doenças, inclusive a insuficiência venosa.
O excesso de peso é um causador de muitas doenças que surgem no sistema circulatório e os maus hábitos alimentares tendem a piorar cada vez mais a situação, acarretando problemas de saúde bastante sérios.
Diabetes, hipertensão, infartos, AVCs e obstruções nas artérias podem se tornar consequências extremas de uma alimentação desregulada e um estilo de vida pouco saudável.
Além disso, o excesso de peso tende a prejudicar a circulação nas veias das pernas, levando muitas vezes ao inchaço e ao aparecimento de novas varizes.
Se você já tem predisposição genética para vasinhos e varizes, precisa tomar cuidado redobrado se quer evitar o surgimento deles.
O aumento da gordura abdominal é responsável por pressionar cada vez mais a região da barriga, dificultando a drenagem do sangue das pernas, o que é um prato cheio para os vasinhos e as varizes.
O sobrepeso, também, dificulta o retorno do sangue nos membros inferiores, já que sobrecarrega a região, favorecendo o aparecimento de sintomas indesejáveis como dores, inchaço e novas varizes. Quando aliado ao sedentarismo, prejudica ainda mais a circulação venosa, causando a piora do quadro com o passar do tempo.
Uma alimentação saudável e balanceada é a solução para muitos problemas de saúde, principalmente se aliada a exercícios físicos de qualidade.
Se os seus hábitos não são tão saudáveis como você gostaria, entenda que nunca é tarde demais para começar. Busque auxílio de profissionais qualificados e comece a cuidar da sua saúde.
Você merece viver uma vida feliz e com qualidade.