Você sabia que existe uma relação entre a menopausa e o surgimento das varizes?
Isso acontece porque durante a menopausa os níveis de estrogênio e progesterona, os hormônios femininos, diminuem consideravelmente. Diante disso e do fato das veias se tornarem mais frágeis com o passar dos anos, as varizes se tornam muito frequentes em mulheres que estão passando por esse período.
Ocorre também a diminuição da massa muscular da paciente, principalmente nas panturrilhas, região onde estão localizadas veias muito importantes, responsáveis por bombear o sangue e garantir o retorno venoso.
Além disso, durante a menopausa existe uma piora nos sintomas associados às varizes, como inchaço nas pernas e dores na região.
Agora, sabendo das mudanças hormonais e físicas que você inevitavelmente irá enfrentar, se você, mulher que ainda não está na menopausa, também está sofrendo com as varizes, o interessante seria buscar tratamento quanto antes, para não que o seu caso não piore.
Porém, se você está entrando na menopausa agora e não possui nenhum sintoma da doença venosa, é hora de redobrar os cuidados para garantir que as varizes apareçam, nem outros sintomas associados a elas.
Como evitar as varizes na menopausa?
As orientações para mulheres na menopausa que desejam evitar as varizes é a mesma para outros pacientes: praticar exercícios físicos regularmente, de preferência práticas que não gerem muito impacto, para não piorar o quadro; cuidar da alimentação, evitando o sobrepeso; e manter as visitas constantes ao angiologista.
É importante lembrar que as varizes não vão desaparecer sozinhas, mesmo com esses cuidados. Somente com tratamento adequado, você poderá se livrar das varizes e dos vasinhos para sempre.
Procure um cirurgião vascular para saber mais sobre o seu caso e as possibilidades de tratamento. Lembre-se: estamos falando da sua saúde e ela é o seu maior tesouro.