A gravidez é uma situação delicada
O bebê é a prioridade, mas a saúde da mãe vai refletir na saúde do bebê.
Quando fica grávida, a mulher experimenta uma grande mudança no seu corpo, graças à variação hormonal. A placenta produz a progesterona que é um poderoso vasodilatador. Com isso, as veias dilatam com maior facilidade. Como consequência, as varizes aumentam.
Com o passar do tempo, o bebê e a barriguinha vão crescendo e começa a haver uma compressão das veias da bacia dificultando o retorno de fluxo das pernas para o coração. As pernas podem inchar e as varizes ficarem mais dilatadas e mais dolorosas. O que recomendamos:
- Atividade física que controle o peso do seu corpo e mantenha a musculatura das pernas bem ativa, como natação, pilates, caminhadas leves, hidroginástica
- A partir do terceiro mês de gravidez, comece a usar as meias elásticas de compressão 20-30 mmHg. Pode ser a meia calça gestante e/ou a meia elástica ¾ (até o joelho). Recomendamos que use as meias de 6 a 8 horas por dia. Não é necessário usar as meias o dia todo e nem dormir com elas.
- Ao deitar-se, fique mais de lado esquerdo.
- Elevar levemente as pernas. Pode colocar um edredom debaixo do colchão ou elevar os pés da cama cerca de 5 cm, favorecendo também o retorno do fluxo das pernas para o coração.
- Beba sempre muita água.
- Se possível faça massagens nas pernas estimulando o retorno do fluxo das pernas para o coração.
- Não deixe de procurar um médico caso sinta qualquer desconforto ou anormalidade nas veias das suas pernas. Existe o risco de alguma complicação das varizes na gravidez e o que mais preocupa é a trombose e a tromboflebite onde ocorre a formação de coágulos no interior das veias.
Ainda tem dúvidas?
Consute nossas perguntas frequentes ou nos envie uma mensagem no formulário
[ninja_form id=1] |