As varizes não são o tipo de problema que desaparece com o tempo, pelo contrário, costumam piorar com o passar dos anos, principalmente se o paciente não mantém hábitos saudáveis.
Como a nossa circulação sanguínea tende a piorar com a idade, os idosos costumam sofrer bastante com a doença venosa, que acomete cerca de 70% das pessoas acima dos 70 anos, tanto mulheres quanto homens.
O processo de piora das varizes é acelerando durante a terceira idade porque é comum que, com o passar do tempo, perder elasticidade e firmeza da pele e massa muscular, o que já deixa as veias doentes mais aparentes. Junto a isso, existe o agravamento causado por outras doenças e a diminuição da prática de exercícios físicos.
Quem já apresenta a doença venosa deve ficar especialmente atento para que o quadro não piore com o passar dos anos.
Complicações das varizes em idosos
Como dito anteriormente, as varizes tendem a piorar se não tratadas corretamente e, no caso dos idosos, o quadro pode se tornar grave rapidamente.
A insuficiência venosa crônica é uma das doenças que se manifesta através das varizes, levando ao agravamento de sintomas como dores, inchaços, formigamentos e fadiga. Além disso, essa doença pode evoluir e causar alterações irreversíveis na pele do paciente, como ressecamento, descamação e hiperpigmentação.
A dermatite ocre é outra complicação das varizes que pode afetar a nossa pele, provocando o aparecimento de manchas de cor marrom nos membros inferiores, causada pelo extravasamento de sangue em uma veia e sua inflamação.
Uma evolução da insuficiência venosa crônica, as úlceras venosas são um problema recorrente na população idosa que sofre com as varizes, prejudicando em muito a qualidade de vida do paciente. Pode levar ao aparecimento de dolorosas feridas abertas que são muito difíceis de serem curadas completamente.
A trombose venosa profunda é uma das complicações mais graves das varizes. Acontece quando um coágulo de sangue é formado em uma veia doente, prejudicando a circulação na região e correndo o risco de ser direcionado até o pulmão do paciente, causando embolia pulmonar, problema de saúde que pode ser fatal.
Tratamento de varizes em pessoas idosas
Felizmente, a medicina vascular evoluiu o bastante para proporcionar o tratamento adequado sem colocar em risco a saúde dos pacientes idosos.
É muito comum escutar nos consultórios de angiologia o paciente contar que possui certo medo em fazer uma cirurgia, seja por ideias pré-concebidas ou até mesmo por outros problemas de saúde, como doenças cardiológicas. De todo modo, nem todo caso é cirúrgico e nem toda cirurgia para varizes envolve anestesia geral. Em muitos casos, as veias doentes podem ser eliminadas com a aplicação de anestesia local, sem colocar em risco a saúde ou o bem-estar do paciente.
O cirurgião vascular leva em conta vários exames de saúde para avaliar qual procedimento será adequado para cada paciente, proporcionando um tratamento seguro e eficaz.
É possível sim tratar as varizes durante a velhice. A idade não deve ser sinônimo de descuido, pelo contrário, devemos procurar maneiras de viver com qualidade com o passar dos anos, garantindo uma velhice saudável e sem complicações.
Não espere o tempo passar. Procure o seu angiologista de confiança e comece agora mesmo um tratamento para varizes. A sua saúde vai te agradecer!