O bom funcionamento de todo o corpo humano está relacionado ao sistema vascular. Os nutrientes e oxigênio são transportados para as células por meio dele.
O médico angiologista é o especialista que se dedica ao tratamento de doenças que afetam os nossos vasos sanguíneos e linfáticos. Ele atua com a cirurgia vascular, que realiza o tratamento cirúrgico quando há uma doença.
As principais doenças que esse especialista trata são as varizes, a aterosclerose, a vasculite, o aneurisma e o acidente vascular cerebral (AVC). As doenças vasculares são silenciosas e detectadas em estágio avançado na maioria das vezes, o que afeta negativamente o tratamento dos problemas.
Mas como sei que devo me consultar com um angiologista? Alguns dos sintomas incluem:
- Veias azuladas ou arroxeadas;
- Dor intensa nas pernas, principalmente ao caminhar;
- Sensação de peso nas pernas;
- Cansaço;
- Inchaço nos tornozelos;
- Mudança na coloração da pele;
- Sensação de queimaduras ou formigamento;
- Câimbras.
Esses sintomas podem se intensificar no final do dia, em dias de calor ou quando há distúrbios hormonais.
Fatores de risco
Com o crescimento da expectativa de vida da população, as doenças vasculares tendem a ficar cada vez mais frequentes. Atualmente, 70% da população com mais de 50 anos apresenta alguma doença venosa. Além disso, outros fatores são:
- Histórico familiar: o fator hereditário é muito forte, sendo comum entre membros da mesma família;
- Mais comum em mulheres, por questões hormonais;
- Ganho de peso;
- Sedentarismo;
É importante consultar um angiologista para diagnosticar as doenças vasculares precocemente, para tratar as varizes e receber orientações corretas quanto aos cuidados necessários, prevenir o AVC, diminuir os casos de complicações vasculares em diabéticos, prevenir e controlar a trombose e doenças nas artérias, entre muitos outros.
Tratamentos feitos pelo angiologista
A boa notícia é que grande parte dos tratamentos que eram cirúrgicos, hoje podem substituídos por intervenções ambulatoriais. O tratamento de varizes, por exemplo, pode ser feito através de micro-cirurgia, sem cortes ou bisturi, com anestesia local e alta imediata. Sem necessidade de repouso ou afastamento do trabalho.
Vamos prevenir as doenças vasculares? Agende uma consulta hoje mesmo!